A Piracanjuba, em parceria com a Associação Mães da Sé, lançou uma projeto que combina tecnologia e humanidade para ajudar famílias na busca por entes queridos desaparecidos há décadas. A campanha, intitulada Desaparecidos, utiliza Inteligência Artificial (IA) e a expertise do perito criminal Hidreley Diao para recriar imagens atualizadas de pessoas desaparecidas, mostrando como elas poderiam estar hoje.
A ação resgata uma prática dos anos 80, quando fotos de desaparecidos eram estampadas em caixas de leite nos Estados Unidos. Agora, com a tecnologia, a iniciativa ganha uma nova dimensão, transformando retratos antigos em cenas contemporâneas, inseridas em situações do cotidiano. A proposta é aumentar as chances de localização dessas pessoas, utilizando a capilaridade da Piracanjuba, nona marca mais escolhida nos lares brasileiros, para distribuir milhões de embalagens especiais produzidas pela Tetra Pak em todo o país.
De acordo com o Anuário da Segurança Pública 2024, o Brasil registrou 80.317 casos de desaparecimentos no ano passado, um aumento de 3,2% em relação a 2022. Diante desse cenário, a campanha surge como uma esperança para muitas famílias.
A Associação Mães da Sé, que desde 1996 auxilia famílias na busca por desaparecidos, vê na iniciativa uma oportunidade única de ampliar a visibilidade da causa. “Uma marca da envergadura da Piracanjuba, com um propósito tão bonito de fazer o bem, eleva a nossa causa e nos dá visibilidade e alcance que nunca tivemos antes”, comenta Ivanise Esperidião da Silva, presidente da entidade.
Para conferir as imagens atualizadas e saber mais sobre a campanha, o público pode acessar o site www.piracanjuba.com.br/desaparecidos. Além disso, o perfil da Mães da Sé no Instagram (@maesdase) exibirá fotos e vídeos criados por IA a partir de retratos antigos.
A estratégia de comunicação da Ampfy inclui ações nas redes sociais da Piracanjuba, mídia exterior e parcerias com influenciadores engajados na causa.
A campanha Desaparecidos é perene e já planeja novas fases, com a inclusão de mais imagens e histórias.
0 Comentários
Aviso sobre comentários
Todas as opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade de seus autores. O Diário de Garça reserva-se o direito de excluir comentários que contenham conteúdo racista, misógino, capacitista, que coloquem em risco a integridade física de terceiros, ou que promovam discursos de ódio e discriminação. Nosso objetivo é manter um ambiente de diálogo respeitoso e seguro para todos. Agradecemos sua compreensão e colaboração.