A entrega das casas do Conjunto Habitacional Jaime Matos, no dia 26 de fevereiro, quarta-feira, encerra um ciclo que começou em 2023. Agora, as 19 famílias que irão residir no local terão acomodações dignas e seguirão sendo acompanhadas pela Assistência Social.
Mas você se lembra de como toda essa história se desenrolou?
Ela começou em julho de 2023, sob a gestão do prefeito João Carlos dos Santos (2017-2024). O projeto "Reconstruindo Vidas Borba Gato" ganhou forma como resposta a décadas de promessas não cumpridas às famílias que viviam em área de risco na rua Borba Gato.
Em 28 de julho de 2023, foi publicado o edital de licitação para a construção de 19 unidades habitacionais, marcando o início da parceria entre o Fundo Social de Garça, liderado pela então primeira-dama Cláudia Furlaneto dos Santos, e a CDHU.
Na ocasião, João Carlos destacou ações predecessoras, como a pavimentação da região, e enfatizou: "Lutamos para resolver um problema histórico."
A etapa licitatória, concluída em agosto de 2023, foi um marco administrativo de sua gestão, consolidando a base legal e técnica para as obras, que começaram em novembro do mesmo ano.
Em maio de 2024, João Carlos divulgou detalhes do projeto, que conta com 19 casas no cruzamento das ruas Brasil Joly e Dom Pedro II, no bairro Labienópolis, com um investimento de R$ 2.818.000,00. Cada uma das unidades seria equipada com placas solares e estrutura completa (sala, cozinha, quartos e banheiro), visando substituir as moradias precárias da Borba Gato. A previsão era concluir as construções até o final de 2024, com a habilitação das famílias programada para 2025.
Na reta final de seu mandato, João Carlos recebeu, em 19 de dezembro de 2024, a comunicação formal da CDHU garantindo a alocação das famílias. "Este foi um compromisso que assumi e estou entregando", declarou.
Fotografias das casas quase prontas circularam como símbolo de avanço, mas o gerente regional da CDHU, Estevam Henrique Pereira Brandão, emitiu um alerta de que invasões antes da conclusão dos trâmites legais poderiam excluir famílias do programa.
Entrega das chaves
As famílias, já selecionadas com base em sua condição social, participaram do sorteio das chaves em janeiro de 2025 para definir a distribuição das residências.
A cerimônia de entrega das chaves, marcada para 26 de fevereiro, ficou sob a responsabilidade do novo gestor, José Alcides Faneco, que herdou a fase final do processo. Enquanto João Carlos e Cláudia Furlaneto foram reconhecidos como idealizadores e executores da obra, a gestão Faneco assumiu a responsabilidade pela conclusão dos critérios de habilitação e pela garantia de transparência na distribuição das moradias. "Transformamos promessas em realidade", destacou o ex-prefeito.
0 Comentários
Aviso sobre comentários
Todas as opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade de seus autores. O Diário de Garça reserva-se o direito de excluir comentários que contenham conteúdo racista, misógino, capacitista, que coloquem em risco a integridade física de terceiros, ou que promovam discursos de ódio e discriminação. Nosso objetivo é manter um ambiente de diálogo respeitoso e seguro para todos. Agradecemos sua compreensão e colaboração.