Ministério da Educação e parceiros discutem simplificação de processos de revalidação de títulos estrangeiros
Em uma reunião virtual realizada na sexta-feira, dia 25 de abril, o Ministério da Educação (MEC) debateu com representantes da China, Egito, Rússia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos estratégias para facilitar o reconhecimento de diplomas obtidos no exterior.
O encontro, organizado no âmbito dos BRICS, teve como objetivo reduzir a burocracia e estabelecer critérios comuns para a validação de qualificações acadêmicas entre os países membros.
Durante o evento, o Brasil apresentou seus mecanismos de avaliação, como o Revalida (exame para reconhecimento de diplomas de medicina), o Arcu-Sul (sistema de credenciamento regional) e o Portal Carolina Bori, que reúne informações sobre equivalência de diplomas. Em contrapartida, os demais países compartilharam experiências bem-sucedidas:
- China destacou sua adesão à Convenção Regional da UNESCO para a Ásia-Pacífico e diferenciou processos para cursos presenciais e a distância.
- África do Sul sugeriu o uso de ferramentas digitais para evitar fraudes em documentos e apresentou seu Quadro Nacional de Qualificações, usado como referência pelas universidades locais.
- Rússia, Egito e Emirados Árabes Unidos manifestaram interesse em aprofundar a cooperação dentro do bloco.
O assessor especial do MEC, Francisco Figueiredo de Souza, moderador do debate, avaliou o resultado como positivo: “Os BRICS concordam que é preciso diversificar as experiências na educação superior e fortalecer redes de avaliação”.
O seminário marcou o encerramento de uma série de três encontros virtuais promovidos pelo MEC como coordenador do BRICS-Educação.
A agenda do grupo ainda prevê reuniões entre universidades e um encontro ministerial presencial, agendado para 5 de junho, em Brasília.
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