A organização social Olabi acaba de lançar o projeto "Tramas Digitais: Tecendo Futuros", uma formação gratuita voltada a pessoas de grupos minorizados e interessadas em direitos digitais, inovação e transformação social. As inscrições estão abertas até 6 de junho, e não é necessário ter experiência prévia para participar.
Com um histórico voltado à ampliação da diversidade nas áreas de tecnologia e inovação, a Olabi propõe um curso que une formação crítica, prática e política para grupos como: mulheres; população negra e indígena; pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PCDs); integrantes de coletivos, movimentos sociais e organizações de base
A formação terá duração de julho a outubro de 2025, os encontros ao vivo ocorrerão às quartas-feiras, das 19h às 21h (horário de Brasília). A carga horária total é de 26 horas, e o conteúdo aborda temas como:
- Inteligência artificial e economia de dados
- Privacidade, vigilância e proteção de dados
- Justiça socioambiental e mudanças climáticas
- Educação midiática e infância digital
- Feminismo e disputa de narrativas no digital
- Alternativas à uberização e trabalho digital
A programação inclui desde reflexões filosóficas até ações práticas e coletivas, permitindo aos participantes refletirem sobre o impacto das tecnologias em suas vidas e lutas sociais.
Mentoria com bolsa para desenvolvimento de projetos
Ao final da formação, 15 participantes serão selecionados para um ciclo de mentoria com duração entre outubro e dezembro. Cada selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 1.000 para desenvolver um projeto próprio relacionado aos temas trabalhados no curso.
A proposta da Olabi é mais do que capacitar: é tramar redes, conectar experiências e inspirar novos futuros, como destaca Silvana Bahia, co-diretora da organização. “Queremos confabular em torno de narrativas que fortaleçam a imaginação, a esperança e práticas que desenham futuros mais plurais no agora.”
📌 Inscreva-se até 6 de junho e acesse o edital completo pelo site da Olabi: www.olabi.org.br
0 Comentários
Aviso sobre comentários
Todas as opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade de seus autores. O Diário de Garça reserva-se o direito de excluir comentários que contenham conteúdo racista, misógino, capacitista, que coloquem em risco a integridade física de terceiros, ou que promovam discursos de ódio e discriminação. Nosso objetivo é manter um ambiente de diálogo respeitoso e seguro para todos. Agradecemos sua compreensão e colaboração.