A Polícia Civil alerta para uma nova modalidade de golpe bancário que tem enganado vítimas com informações precisas e estratégias elaboradas. Os criminosos se passam por funcionários de bancos, informando que houve uma tentativa de transferência fraudulenta de sua conta para outra agência/banco e que, por segurança, a conta e o cartão do cliente serão bloqueados.
A ligação parece legítima, pois os golpistas utilizam o nome completo da vítima, o banco correto e até mesmo mascararam o número de telefone, fazendo com que apareça como se fosse da agência bancária real.
Como o golpe funciona
Os fraudadores agem de forma cortês, com português impecável e sem gírias, aumentando a credibilidade da ligação. No entanto, em determinado momento, pedem a senha do cartão sob o pretexto de "bloqueá-lo". Essa é a grande armadilha: bancos nunca solicitam senhas por telefone.
Segundo investigações, os criminosos obtêm dados reais das vítimas por meio de vazamentos na internet, compra ilegal de informações ou até mesmo por testes em plataformas que utilizam PIX (utilizando cálculos para chegar a números reais e válidos de CPF). Com esses dados em mãos, a fraude se torna mais convincente.
O que Fazer se receber uma ligação suspeita?
- Nunca forneça senhas ou códigos, mesmo que o atendente insista.
- Bloqueie o cartão diretamente pelo aplicativo do banco.
- Entre em contato com o banco por meio dos canais oficiais (chat do aplicativo, 0800 no cartão ou agência física de forma presencial).
- Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.), mesmo sem prejuízo financeiro imediato, para auxiliar nas investigações. O registro pode ser feito online no site da Polícia Civil, https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia.
- Faça uma reclamação na ouvidoria do banco e no Banco Central (BACEN).
- Grave a ligação, se possível, para servir como prova.
- Alerta amigos e familiares, pois os golpistas costumam atingir várias vítimas.
A Polícia Civil reforça a importância de desconfiar de ligações suspeitas e sempre verificar informações por meios seguros antes de tomar qualquer ação.
0 Comentários
Aviso sobre comentários
Todas as opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade de seus autores. O Diário de Garça reserva-se o direito de excluir comentários que contenham conteúdo racista, misógino, capacitista, que coloquem em risco a integridade física de terceiros, ou que promovam discursos de ódio e discriminação. Nosso objetivo é manter um ambiente de diálogo respeitoso e seguro para todos. Agradecemos sua compreensão e colaboração.