Garça melhora no VAAR e deve receber mais R$ 2,2 milhões



Após análise de dados do Censo Escolar dos anos de 2022 e 2023, o Governo Federal divulgou que Garça é uma das cidades que alcançou classificação para receber recursos do VAAR (Valor Aluno/Ano Resultado), do Fundeb. Para os municípios são contabilizadas as informações dos estudantes da rede municipal de ensino nas áreas prioritárias, ou seja, educação infantil ensino fundamental.
Todo o empenho da equipe de educação municipal nos anos de 2022 e 2023 resultou na conquista de mais recursos para o setor. Serão mais de R$ 2 milhões e 200 mil para investimentos na rede pública municipal de ensino.
A complementação do VAAR é um mecanismo utilizado pelo Governo Federal para que haja à conclusão e reconhecimento de resultados da redução de desigualdades educacionais entre diferentes grupos raciais e socioeconômicos. A medição é regida pela Resolução nº 3/2024, da Comissão Intergovernamental de Financiamento (CIF) para Educação Básica de Qualidade.

O que é o VAAR?
O VAAR (Valor Aluno/Ano Resultado) faz parte da nova sistemática de financiamento da educação no Brasil, inserida no Novo Fundeb (Fundo de desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação) . Ele é calculado com base em indicadores de desempenho escolar, como taxa de aprovação, notas em avaliações externas e redução das desigualdades de aprendizagem.
Tem como objetivo distribuir recursos de maneira mais justa e incentivar a melhoria contínua da qualidade do ensino, premiando municípios que demonstram avanços educacionais.
Quanto melhor o resultado obtido pelas redes municipais de ensino em avaliações e indicadores específicos, maior o valor repassado per capita (por aluno), o que impacta diretamente no volume total de recursos recebidos.

Conheça os motivos para a classificação de Garça
1 - Melhoria de indicadores de qualidade - Garça apresentou avanços em indicadores como taxas de aprovação, redução de evasão escolar e melhoria no desempenho dos alunos em avaliações nacionais.
2 - Projetos de formação continuada para Professores - a rede municipal investiu em capacitações e formações para docentes, elevando a qualidade das aulas e o engajamento dos estudantes.
3 - Programas de apoio ao aluno - iniciativas de reforço escolar, atendimento especializado e projetos de tutoria individualizada contribuíram para a redução de lacunas de aprendizagem.
4 - Gestão eficiente dos recursos - boa parte do sucesso está ligada à aplicação responsável dos investimentos, priorizando infraestrutura, recursos didáticos e programas de formação.

Onde os recursos adicionais do VAAR podem ser investidos
Infraestrutura escolar - podem ser utilizados na construção e reforma de salas de aula, laboratórios e bibliotecas e na aquisição de equipamentos, como computadores, tablets e mobiliários adequados.
Formação continuada dos docentes (Professores) - capacitações, palestras e cursos de especialização para professores e gestores escolares e no incentivo à troca de experiências e boas práticas entre educadores.
Tecnologia educacional - implantação de plataformas digitais para gestão escolar e aprendizado online e no acesso a materiais digitais de apoio, promovendo a inclusão digital dos alunos.
Programas de apoio psicopedagógico - fortalecimento do atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem e na criação e equipes multidisciplinares (psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos) para suporte às escolas.
Transporte escolar - renovação ou ampliação da frota de ônibus escolares e na garantia de segurança e conforto no deslocamento de estudantes que moram em áreas mais afastadas.

Fonte:
Texto por: Fábio Bonassa

Postar um comentário

0 Comentários