Imagem de carta falsa que está sendo enviada (créditos da imagem: Receita Federal) |
Com a aproximação da temporada de declaração do Imposto de Renda 2025, criminosos estão se aproveitando da maior visibilidade da Receita Federal na mídia para aplicar golpes. Cartas falsas, supostamente enviadas pela Receita, têm sido utilizadas para enganar contribuintes e roubar dados bancários e fiscais. O alerta é claro: desconfie de comunicações suspeitas e nunca forneça informações pessoais fora dos canais oficiais.
Um dos golpes mais recentes envolve o envio de uma "Intimação para regularização de dados cadastrais". A Receita Federal esclarece que não envia esse tipo de correspondência. Caso receba uma mensagem desse tipo, não acesse os links ou sites indicados, pois eles podem ser usados para capturar dados sensíveis.
Para consultar o cadastro de forma segura, a recomendação é acessar diretamente o portal oficial da Receita Federal: www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf. Além disso, é fundamental estar atento a outras práticas comuns de golpistas, como ligações ou e-mails falsos que solicitam informações pessoais ou pagamentos imediatos.
A melhor forma de se proteger é manter-se informado e compartilhar alertas como este, emitido pela Receita Federal e disponivel em seu site oficial.
A Receita Federal reforça que suas comunicações são feitas exclusivamente por meios oficiais, e qualquer mensagem fora desses canais deve ser tratada com extrema cautela.
Dicas de proteção
- Desconfie de comunicações suspeitas, mesmo que pareçam convincentes.
- Nunca forneça dados bancários ou fiscais por telefone, e-mail ou links desconhecidos.
- Consulte sempre os canais oficiais da Receita Federal para confirmar informações.
A informação é a melhor arma contra golpes. Compartilhe este alerta e ajude a proteger mais pessoas!
0 Comentários
Aviso sobre comentários
Todas as opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade de seus autores. O Diário de Garça reserva-se o direito de excluir comentários que contenham conteúdo racista, misógino, capacitista, que coloquem em risco a integridade física de terceiros, ou que promovam discursos de ódio e discriminação. Nosso objetivo é manter um ambiente de diálogo respeitoso e seguro para todos. Agradecemos sua compreensão e colaboração.