O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ENDICA), está com inscrições abertas para diversos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD). As formações, totalmente online e gratuitas, abordam temas essenciais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco em públicos tradicionais, enfrentamento à violência, trabalho infantil e saúde mental.
Entre os cursos disponíveis, destacam-se:
Introdução aos Direitos de Crianças e Adolescentes Indígenas, Quilombolas e de Comunidades Tradicionais (07/04 a 30/06/2025)
A Erradicação do Trabalho Infantil e a Proteção do Trabalhador Adolescente (05/02 a 30/06/2025)
Políticas Públicas e Redes de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (05/02 a 30/06/2025)
Automutilação e Suicídio: Saúde Mental na Pós-Pandemia (12/02 a 30/06/2025)
Com carga horária de 45 horas cada, os cursos são voltados para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), como conselheiros tutelares, assistentes sociais e educadores, mas também estão abertos a demais interessados. As formações são autoinstrucionais, ou seja, não contam com tutoria, permitindo flexibilidade de horários.
As inscrições podem ser realizadas no portal da ENDICA: https://mooc.endica.unb.br. A iniciativa reforça o compromisso do governo federal com a formação qualificada de atores sociais na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
0 Comentários
Aviso sobre comentários
Todas as opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade de seus autores. O Diário de Garça reserva-se o direito de excluir comentários que contenham conteúdo racista, misógino, capacitista, que coloquem em risco a integridade física de terceiros, ou que promovam discursos de ódio e discriminação. Nosso objetivo é manter um ambiente de diálogo respeitoso e seguro para todos. Agradecemos sua compreensão e colaboração.