A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) emitiu um alerta sobre a circulação de fake news que afirmam ser necessário pagar taxas para acessar a Carteira Digital de Trânsito (CDT). A informação é falsa, e a Senatran reforça que o aplicativo da CNH Digital é totalmente gratuito, conforme divulgado em suas plataformas oficiais.
Fake News sobre taxa para download de app ou acesso da CNH Digital
Recentemente, mensagens falsas têm sido compartilhadas nas redes sociais, inclusive como se fossem prints de notícias de portais consagrados, sugerindo que os usuários precisam pagar para utilizar a CNH Digital.
A Senatran esclarece que não há cobrança para acesso ao aplicativo, que permite:
- Gerenciar a habilitação de forma digital;
- Acessar o CRLV-e (documento do veículo);
- Visualizar e pagar infrações com até 40% de desconto;
- Consultar campanhas educativas de trânsito.
CNH Social Digital 2025: programa amplia acesso gratuito
Em paralelo, o Governo Federal, em parceria com os Detrans estaduais, lançou o Programa CNH Social Digital 2025, que visa facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação por meio de um sistema digital integrado e autoescolas credenciadas. O projeto, disponível em todo o país desde 1º de maio, busca democratizar o acesso à CNH, especialmente para populações de baixa renda.
Como se proteger de golpes
A Senatran orienta a população a:
- Sempre verificar informações nos canais oficiais;
- Não compartilhar mensagens sem fonte confiável;
- Baixar o aplicativo CDT apenas pelas lojas de aplicativos oficiais (Google Play ou App Store).
Em caso de dúvidas, a Senatran disponibiliza atendimento via:
🔹 Site oficial: www.gov.br/senatran
🔹 Redes sociais (@SenatranOficial).
0 Comentários
Aviso sobre comentários
Todas as opiniões publicadas neste espaço são de responsabilidade de seus autores. O Diário de Garça reserva-se o direito de excluir comentários que contenham conteúdo racista, misógino, capacitista, que coloquem em risco a integridade física de terceiros, ou que promovam discursos de ódio e discriminação. Nosso objetivo é manter um ambiente de diálogo respeitoso e seguro para todos. Agradecemos sua compreensão e colaboração.